Telefones para Contato
35 3212-2182 35 99979-4011
Olá!

Busca de Artigos

Lista dos 10 Artigos mais Lidos

Últimos Artigos » Nova aplicação em renda fixa permite investimentos imobiliários com dupla garantia

Publicado na Quinta, 20 de dezembro de 2018, 16h25
Nova aplicação em renda fixa permite investimentos imobiliários com dupla garantia

SÃO PAULO - Um novo investimento em renda fixa, que foi aprovado e regulamentado no mercado brasileiro há pouco tempo, já está encantando emissores e investidores.

Trata-se da Letra Imobiliária Garantida (LIG), um título que tem como objetivo captar recursos para o setor imobiliário.

Para entender mais sobre esse tipo de investimento, Ricardo Reis, incorporador e professor do InfoMoney, entrevistou Eric Altafim, Head de Produto e Corporate Sales do Itaú, instituição que emitiu na última semana R$ 1,2 bilhão em LIGs.

Segundo o executivo, as LIGs podem ser entendidas como uma aplicação intermediária entre as Letras de Crédito Imobiliárias (LCIs) e os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). A diferença consiste, porém, no prazo e na garantia.

Enquanto as LCIs possuem uma característica de curto prazo, as LIGs são emitidas com prazo superior a 1 ano - por isso possuem menor liquidez. Além disso, diferentemente das LCAs e dos CRIs, as LIGs não contam com a projeção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Altafim explicou que, embora a aplicação não conte com a proteção do FGC, ela possui uma ‘dupla garantia’. A primeira diz respeito à instituição financeira emissora do título e a segunda refere-se à carteira de imóveis da LIG. Dessa forma, caso seja necessário, os ativos da carteira poderão honrar o pagamento ao investidor.

Ele conta que nos EUA a emissão de LIG já é madura, mas que aqui no Brasil ainda há restrições para a sua oferta, o que não permite a oferta pública, ou seja, para o público comum - e isso limita a aplicação ao investidor de alta renda. Quer entender mais sobre o mercado imobiliário? Baixe o e-Book "Lucre com Imóveis" gratuito aqui

Durante a entrevista, Altafim comentou que com a aprovação da lei dos distratos, há espaço para um aumento da oferta de imóveis no Brasil, e que fontes de financiamento, como as LIGs, serão ainda mais importantes. “É um instrumento importante para fechar o gap de financiamento que será preciso por conta do crescimento do mercado imobiliário”, diz.

Invista nos melhores ativos de renda fixa com assessoria especializada: abra uma conta gratuita na XP